De acordo com pesquisas do Google, se um site demorar mais do que 3 segundos para carregar, a probabilidade do visitante abandonar a página é de 32%.
E essa probabilidade aumenta para impressionantes 90% se a demora for maior do que 5 segundos para carregar.
Você provavelmente já sabe disso: um desempenho ruim de um site que você está querendo acessar é frustrante.
Sites de carregamento lento geralmente têm:
Além disso, é menos provável que as pessoas retornem: 79% das pessoas têm menos probabilidade de voltar a um site que já custou a carregar em sua primeira visita.
Então, é aí que sua empresa começa a perder o jogo pra concorrência.
Se você já realizou uma campanha para sua empresa, sabe que há uma enorme quantidade de tempo, esforço e plajenamento envolvidos.
Depois, vem a execução da campanha em si. Desde a programação dos anúncios, passando pela configuração da campanha, até o monitoramento da performance.
É necessário um esforço significativo para impactar seu público-alvo e levá-lo até seu site.
Agora, se o site não estiver respondendo à altura, você e sua equipe estarão sabotando o sucesso da campanha, já na largada.
Mesmo em campanhas em que os destinos do clique no anúncio não seja o site, diretamente, é provável que muitos deles acabem levando o lead para lá, em algum momento. E é justamente no site que se motiva clientes ou leads a se engajarem ainda mais com sua marca, produto ou serviço.
De nada adianta gastar grandes quantidades de tempo e dinheiro para desenvolver campanhas maravilhosas, se você direcionar o tráfego para um site lento e mal construído.
Então, qual é a solução?
Tamanho e Otimização de Imagens e Vídeos: imagens não otimizadas e vídeos grandes retardarão significativamente o carregamento de uma página. É essencial comprimir e otimizar as imagens e vídeos do site;
Servidor Web: a qualidade e localização do provedor de hospedagem podem afetar o tempo de resposta do site. Servidores dedicados geralmente oferecem melhor desempenho do que servidores compartilhados (que são a maioria, no Brasil);
Uso de CDN (Content Delivery Network): uma CDN faz a distribuição do conteúdo do site globalmente, garantindo que os usuários carreguem o site a partir do servidor mais próximo de sua localização;
Otimização de Código: códigos CSS, JavaScript e HTML mal otimizados ou desnecessariamente pesados podem retardar o carregamento da página;
Render-blocking JavaScript e CSS: scripts e estilos que impedem a renderização da página podem atrasar o carregamento do conteúdo visível para o usuário;
Número de Solicitações HTTP: muitas solicitações HTTP para diferentes partes do site (como imagens, scripts e folhas de estilo) podem aumentar o tempo de carregamento;
Cache do Navegador: não utilizar o cache do navegador faz com que os visitantes recarreguem todos os elementos de uma página em visitas subsequentes;
Plugins e Extensões: plugins ou extensões desnecessários ou mal codificados, especialmente em sistemas de gerenciamento de conteúdo como WordPress, sempre retardam o desempenho do site;
Redirecionamentos: redirecionamentos excessivos ou desnecessários adicionam tempos de espera adicionais para os visitantes;
Otimização para Dispositivos Móveis: um site que não é otimizado para dispositivos móveis terá um desempenho ruim em smartphones e tablets;
Velocidade de Conexão do Usuário: embora não seja algo que você possa controlar diretamente, é importante otimizar o site para usuários com conexões mais lentas;
Gzip Compression: não usar a compressão Gzip pode fazer com que os arquivos sejam maiores do que o necessário, aumentando o tempo de carregamento;
Publicidade: se seu site tiver anúncios, eles não devem ser pesados ou mal otimizados, especialmente aqueles que carregam conteúdo de servidores de terceiros. Isto afetará negativamente a velocidade do site;
Integrações de Terceiros: API´s, widgets, fontes e outras integrações de terceiros, podem aumentar o tempo de carregamento se não forem otimizados ou se estiverem carregando a partir de servidores lentos;
Versão desatualizadas de linguagens: usar uma versão desatualizada de linguagens de programação pode reduzir a velocidade de carregamento do site, além de ser um potencial causador de erros.
Estes são apenas alguns (sim... tem mais!) dos fatores críticos que podem afetar a velocidade de carregamento de um site.
Uma boa prática é monitorar regularmente o desempenho do site e fazer ajustes conforme necessário. Isto ajuda a garantir tempos de carregamento rápidos e uma experiência positiva para os visitantes, mantendo-os onde você deseja: na sua empresa. ;-)
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