Site lento perde jogo!

só 3 min p/ler
20/10/23 16:14

Por que site lento perde jogo?

De acordo com pesquisas do Google, se um site demorar mais do que 3 segundos para carregar, a probabilidade do visitante abandonar a página é de 32%.

E essa probabilidade aumenta para impressionantes 90% se a demora for maior do que 5 segundos para carregar.

Você provavelmente já sabe disso: um desempenho ruim de um site que você está querendo acessar é frustrante.

Sites de carregamento lento geralmente têm:

  • Menor engajamento (menos pessoas interagindo com seu site)
  • Menor conversão (menos pessoas alcançando os objetivos que você desejaria)
  • Menor sucesso geral.

Além disso, é menos provável que as pessoas retornem: 79% das pessoas têm menos probabilidade de voltar a um site que já custou a carregar em sua primeira visita.

Então, é aí que sua empresa começa a perder o jogo pra concorrência.

 

Por que um desempenho ruim do site prejudica campanhas digitais

Se você já realizou uma campanha para sua empresa, sabe que há uma enorme quantidade de tempo, esforço e plajenamento envolvidos.

Depois, vem a execução da campanha em si. Desde a programação dos anúncios, passando pela configuração da campanha, até o monitoramento da performance.

É necessário um esforço significativo para impactar seu público-alvo e levá-lo até seu site.

Agora, se o site não estiver respondendo à altura, você e sua equipe estarão sabotando o sucesso da campanha, já na largada.

Mesmo em campanhas em que os destinos do clique no anúncio não seja o site, diretamente, é provável que muitos deles acabem levando o lead para lá, em algum momento. E é justamente no site que se motiva  clientes ou leads a se engajarem ainda mais com sua marca, produto ou serviço.

De nada adianta gastar grandes quantidades de tempo e dinheiro para desenvolver campanhas maravilhosas, se você direcionar o tráfego para um site lento e mal construído.

Então, qual é a solução?

 

Pontos cruciais para ter um site de alta performance

  1. Tamanho e Otimização de Imagens e Vídeos: imagens não otimizadas e vídeos grandes retardarão significativamente o carregamento de uma página. É essencial comprimir e otimizar as imagens e vídeos do site;

  2. Servidor Web: a qualidade e localização do provedor de hospedagem podem afetar o tempo de resposta do site. Servidores dedicados geralmente oferecem melhor desempenho do que servidores compartilhados (que são a maioria, no Brasil);

  3. Uso de CDN (Content Delivery Network): uma CDN faz a distribuição do conteúdo do site globalmente, garantindo que os usuários carreguem o site a partir do servidor mais próximo de sua localização;

  4. Otimização de Código: códigos CSS, JavaScript e HTML mal otimizados ou desnecessariamente pesados podem retardar o carregamento da página;

  5. Render-blocking JavaScript e CSS: scripts e estilos que impedem a renderização da página podem atrasar o carregamento do conteúdo visível para o usuário;

  6. Número de Solicitações HTTP: muitas solicitações HTTP para diferentes partes do site (como imagens, scripts e folhas de estilo) podem aumentar o tempo de carregamento;

  7. Cache do Navegador: não utilizar o cache do navegador faz com que os visitantes recarreguem todos os elementos de uma página em visitas subsequentes;

  8. Plugins e Extensões: plugins ou extensões desnecessários ou mal codificados, especialmente em sistemas de gerenciamento de conteúdo como WordPress, sempre retardam o desempenho do site;

  9. Redirecionamentos: redirecionamentos excessivos ou desnecessários adicionam tempos de espera adicionais para os visitantes;

  10. Otimização para Dispositivos Móveis: um site que não é otimizado para dispositivos móveis terá um desempenho ruim em smartphones e tablets;

  11. Velocidade de Conexão do Usuário: embora não seja algo que você possa controlar diretamente, é importante otimizar o site para usuários com conexões mais lentas;

  12. Gzip Compression: não usar a compressão Gzip pode fazer com que os arquivos sejam maiores do que o necessário, aumentando o tempo de carregamento;

  13. Publicidade: se seu site tiver anúncios, eles não devem ser pesados ou mal otimizados, especialmente aqueles que carregam conteúdo de servidores de terceiros. Isto afetará negativamente a velocidade do site;

  14. Integrações de Terceiros: API´s, widgets, fontes e outras integrações de terceiros, podem aumentar o tempo de carregamento se não forem otimizados ou se estiverem carregando a partir de servidores lentos;

  15. Versão desatualizadas de linguagens: usar uma versão desatualizada de linguagens de programação pode reduzir a velocidade de carregamento do site, além de ser um potencial causador de erros.

 

Estes são apenas alguns (sim... tem mais!) dos fatores críticos que podem afetar a velocidade de carregamento de um site.

Uma boa prática é monitorar regularmente o desempenho do site e fazer ajustes conforme necessário. Isto ajuda a garantir tempos de carregamento rápidos e uma experiência positiva para os visitantes, mantendo-os onde você deseja: na sua empresa. ;-)

 

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