Select Page
Sua empresa é Fita K7, CD, DVD, Streaming, ou já virou Plataforma?

Por Ricardo de Bem

15/07/19

Se as empresas e corporações fossem bandas de rock, muitas estariam gravitando ao redor da “Fita K7”, ainda hoje.

Porque apesar de muito se falar nas novas tecnologias e nas novas ondas, desde o simples Marketing Digital até a Transformação Digital, passando por IoT, Inteligência Artificial, Data Driven, Marketing Preditivo, etc, etc, etc… na prática, grande parte das empresas opera da mesma forma que nos anos 80.

Exagero? Veja bem… usar email marketing em vez de impressos via correio não muda muita coisa, a não ser nas métricas e no custo; automatizar um processo manual, sem aprimorá-lo ou sem redesenhá-lo considerando as novas possibilidades, não passa da mera transformação de um processo antigo em um processo antigo mais rápido; fazer campanhas digitais massivas e rasas, sem considerar as capacidades de segmentação, personalização, e, ultimamente, de inteligência e variáveis de assertividade, é tão inovador quanto fazer as velhas e conhecidas campanhas de rádio, TV e jornal.

Em inglês temos inclusive a diferenciação entre os termos “Digitisation” e “Digitalisation”, onde o primeiro significa meramente a conversão de um formato físico para o formato digital, enquanto o segundo é justamente o processo de usar o digital para alavancar e otimizar processos de negócio.

Do ponto de vista evolutivo das empresas e organizações nesta área, que já foi descrito como “Darwinismo Digital”, nós vemos todos os estágios no mercado, ainda. Muitas das Fitas K7, claro já não existem mais. E a tendência é não restar nenhuma. Assim como muitas já viraram a chave do Digital e são streaming. Mas poucas, muito poucas, atingiram o Nirvana, conseguindo transcender sua própria estrutura e, às vezes, até seu propósito. Reinventaram-se, revolucionaram-se, via Digital.

A tão sonhada Transformação Digital, consiste nisso, no seu estágio mais avançado de aplicação. Muito menos importante no aspecto do Digital, em si — que é o meio — e muito mais significativa na TRANS — FOR — MA — ÇÃO.

Mais posts que você pode gostar!

Campanhas Digitais Focadas em Vendas: o Case FLY

Campanhas Digitais Focadas em Vendas: o Case FLY

Campanhas Digitais Focadas em Vendas: o Case FLY14/07/19Aqui na Divex, “resultado” é uma palavra que está sempre no topo dos objetivos de cada trabalho.  E nos casos de Gestão Digital de Lançamentos Imobiliários, a venda é o foco.  Não é nem branding, nem...

IGTV vs. YouTube? Será mesmo….?

IGTV vs. YouTube? Será mesmo….?

IGTV vs. YouTube? Será mesmo….?21/06/18Recém lançada, a plataforma de vídeos do Instagram tem repercutido bastante.  Mas, talvez, por uma razão equivocada. Por si só, o recurso poderia ser abordado por seus próprios méritos, por sua relevância, pela aderência ao...