FIC - Um grande evento
O FIC fez história, como um dos maiores e melhores eventos de Digital, Comunicação, e da Indústria Criativa, do Brasil. Criado e realizado pela ABRADi-RS e com o apoio de muitas empresas, patrocinadoras - além de gente muito competente fazendo acontecer - consolidou-se como um catalisador de conteúdo, debates e insights, para seu público.
A Divex foi a agência responsável pela comunicação e divulgação do FIC em várias edições do evento. E a de 2017 foi a maior e com maior volume de trabalho, peças e envolvimento. Foi desafiador, mas satisfatório!
Divulgar e ajudar a vender o FIC exigiu que a Divex se envolvesse em todas as etapas. Foram centenas de materiais, compondo as campanhas, onde extrapolamos o digital, fazendo toda a comunicação do evento, integrando mídias, ações e canais: impressos, crachás, blocos, faixas, peças de email marketing, hotsite, conteúdo para redes sociais, anúncios para jornal e até camisetas e sacolas.
Tudo para alcançar um objetivo: garantir o êxito do evento, desde o branding, reforçando e solidificando a marca, até, claro, a venda de ingressos. (Spoiler: lotou e foi um sucesso!)
Campanhas Digitais
O FIC sempre teve, no seu Planejamento de Comunicação, várias campanhas, ao longo de vários meses de divulgação.
![zh-aplicado](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/zh-aplicado.jpg?width=1000&height=588&name=zh-aplicado.jpg)
Formatos Utilizados
Diversos formatos foram utilizados, para diversas plataformas e canais, dando o máximo de amplitude e alcance para as ações planejadas.
![formatos](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/formatos.jpg?width=850&height=770&name=formatos.jpg)
![detail_HTML5_01](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/detail_HTML5_01.jpg?width=600&height=230&name=detail_HTML5_01.jpg)
Formatos Especiais
Além dos formatos padrão, normalmente usados, também abusamos dos formatos especiais, como o CANVAS do Facebook, por exemplo, que naquele ano era uma novidade.
![01](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/01.png?width=700&height=1260&name=01.png)
![03](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/03.png?width=700&height=1260&name=03.png)
![02](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/02.png?width=700&height=1260&name=02.png)
![wide](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/wide.png?width=1658&height=664&name=wide.png)
Fan Page
Naquele ano, sim, o Facebook ainda era Rei.
![fanpage](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/fanpage.jpg?width=800&height=639&name=fanpage.jpg)
![156cards](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/156cards.png?width=850&height=455&name=156cards.png)
![Carrossel2](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/Carrossel2.png?width=900&height=768&name=Carrossel2.png)
![Canvas2](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/Canvas2.png?width=500&height=958&name=Canvas2.png)
![GIFS_2](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/GIFS_2.png?width=600&height=291&name=GIFS_2.png)
![3-Corra2lote](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/3-Corra2lote.gif?width=350&height=197&name=3-Corra2lote.gif)
![Forrest](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/Forrest.gif?width=350&height=229&name=Forrest.gif)
Se é pra divulgar, vamos utilizar tudo o que as pessoas usam, certo? O WhatsApp tem um alto poder multiplicador, com seus compartilhamentos em grupos e um-a-um. Criamos peças para ele também, mesmo naquele ano, quando ainda não era tão comum criar para o whats.
![smartphones](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/smartphones.png?width=800&height=519&name=smartphones.png)
Email Marketing?
Sim, teve! E muito!
![emails](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/emails.png?width=847&height=1209&name=emails.png)
Mais de 100 peças de e-mail marketing
O email marketing, muitas vezes subestimado, foi uma das maiores forças da divulgação do FIC 2017.
Foram mais de 100 peças, entre e-mails para parceiros, apoiadores e público-final, distribuídos entre RS e SP, ao longo de meses de divulgação.
Anúncios Impressos
Parte importante da divulgação do FIC, os veículos de imprensa também tiveram seu papel (literalmente) nos esforços de mídia. O jornal impresso atinge, ainda hoje, uma fatia importante do público decisor de empresas, organizações e anunciantes. Em 2017, mais ainda.
![box_impresso_01](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/box_impresso_01.jpg?width=523&height=474&name=box_impresso_01.jpg)
![box_impresso_02](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/box_impresso_02.jpg?width=524&height=474&name=box_impresso_02.jpg)
![box_impresso_03](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/box_impresso_03.jpg?width=523&height=474&name=box_impresso_03.jpg)
![cartaz_impresso](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/cartaz_impresso.jpg?width=1580&height=1619&name=cartaz_impresso.jpg)
Sinalização do Evento
Eles não podiam ficar de fora... sim, o mundo físico é onde tudo ocorre. A gente até pode divulgar e combinar pela Internet, mas o encontro é pessoal!
E o FIC precisava estar bonito, pra receber os ilustres convidados. Foram quase 60 peças - das pequenininhas às gigantes - entre crachás, sacolas, camisetas, banners, sinalização visual, painéis e palco.
No total, foram 58 peças de sinalização.
O FIC nas ruas
Faltando poucas semanas para o evento, era hora do FIC ganhar também as ruas de Porto Alegre. E assim foi. Pontos estratégicos da cidade comunicavam o FIC 17 e mostravam seus destaques, já trazendo o clima dos debates.
![nas_ruas_01](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/nas_ruas_01.jpg?width=523&height=474&name=nas_ruas_01.jpg)
![nas_ruas_02](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/nas_ruas_02.jpg?width=524&height=474&name=nas_ruas_02.jpg)
![nas_ruas_04](https://divex.com.br/hs-fs/hubfs/nas_ruas_04.jpg?width=524&height=474&name=nas_ruas_04.jpg)
Gostou?
Então, clique aqui.
Aceleração Digital