Blog Divex - Tudo sobre o digital

Os desafios do Marketing moderno em meio à complexidade do Digital

Escrito por Ricardo Formighieri de Bem | 04/10/22 02:49

Diz o senso comum, que quanto mais opções tivermos ao nosso dispor, melhor é. Mas na prática, nem sempre é assim…

O Romeo Busarello, ex-Tecnisa - que gerou inúmeros cases digitais por esta empresa e marcou o mercado imobiliário - tem uma aula na Academia Draft, que fala sobre as dificuldades que os profissionais de Marketing tem enfrentado para lidar com o cenário atual.

Sua tese provém da crescente complexidade que as novas mídias, novas tecnologias, novas possibilidades e novos comportamentos do consumidor tem trazido ao seu dia-a-dia. Estima-se que 60% dos problemas enfrentados por estes profissionais sejam inéditos. São itens que não lhes foram ensinados em nenhuma escola ou faculdade.

“De fato, não estamos diante de uma época de mudanças, mas sim, de uma mudança de épocas.”, diz Busarello.

Concordo plenamente e vou além: os decisores, de uma forma geral, estão em dificuldades. São muitas as possibilidades, muitos os canais, muitos fornecedores, muitos discursos, muitas promessas. Que rumo tomar? O que escolher? Quem escolher? Como fazer? Quanto investir?

Tenho dois casos muito próximos e muito recentes. Em um deles, o potencial cliente, vindo por recomendação, confessa estar perdido, em relação ao Digital. Em outro caso, o presidente da empresa pondera que os decisores “não sabem o que estão comprando”, quando se trata de assuntos relacionados à Internet.

É natural. Cada profissional tem sua esfera de conhecimentos específicos. E o Digital é cada vez mais uma ciência, com ramificações que se multiplicam, se interligam e se aprofundam. A questão é: quem decide que caminho tomar, que plataforma usar, quanto investir, que recursos alocar diretamente, o que delegar/terceirizar, precisa de ajuda. Seja com capacitação básica, para saber onde está pisando e conseguir avançar na direção certa, seja com aconselhamento especializado. Salvo os casos onde já temos um “Head of Digital” ou um profissional moderno, com DNA Digital e visão sistêmica (que ainda estão sendo forjados e consolidados), existe aí um desafio a ser vencido: o apoio à tomada de decisão, nos rumos do Digital, em grande parte das empresas e organizações.